O Jornal EsemPlá entrou em contato com a famosa corretora das redações da terceira série. Ela existe. Não é a Fabiana! Não é o Gusmão! É a Bianca Karam. A partir de agora, você conhecerá um pouco da personalidade da nossa ilustre entrevistada.
Para animar mais ainda esses momentos reveladores, estamos lançando um desafio :
Qual das três mulheres abaixo é a Bianca?
A resposta certa será revelada nas aulas de redação para o ENEM que serão dadas por ela, neste domingo, dia 9 de outubro. Não deixe de fazer sua inscrição no sábado, dia 8 de outubro, na Biblioteca, com Mariana Bertoche.
Foi com tamanha simpatia que a Bianca aceitou o convite de participar do EsemPlá. Com bom humor ela respondeu à nossa entrevista, que agora você lerá na íntegra.
JornalEsemplá: Qual a sua idade, em que e onde é formada ?
Bianca: Eu tenho 32 anos e sou formada pela UERJ, onde estudei com a Fabiana dos Anjos e com a Fernanda Freitas. Fiz mestrado em literatura brasileira também na UERJ.
Jornal EsemPlá: O que faz além de corrigir nossos textos?
Bianca: Além de corrigir as redações do SESC, dou aula na Fundação Osório, uma escola pública federal vinculada ao Comando do Exército. Nessa escola, costumo trabalhar com 9º ano do Fundamental e 1º ano do Médio. Em datas específicas, participo de algumas bancas de vestibular.
JornalEsemplá: É muito cansativo corrigir tantos textos ou é prazeroso ?
Bianca: Com relação à minha contribuição no SESC, corrigir as redações é muito prazeroso, pois o trabalho em sala de aula – realizado pela Fabiana e pelo Fábio – torna a minha contribuição útil e, de fato, a estrutura dos textos melhorou muito. Em termos de conteúdo, os textos dos alunos do terceiro ano do SESC já “arrebentavam”, por isso constantemente eu pesquiso para confirmar algumas informações ou para fazer, com segurança, alguma intervenção no texto.
Além de prazeroso, é também um trabalho cansativo, especialmente quando os alunos são dedicados como vocês e criam uma grande expectativa com relação à correção do texto. Eu sofro para dar a nota! Então, para reduzir minha margem de erro, não corrijo muitas redações por dia.
JornalEsemPlá: Que horário você mais utiliza para corrigir textos ?
Bianca: Costumo corrigir as redações durante a semana à tarde ou de manhã, quando é meu dia de folga. Quando é semana de prova, corrijo também no fim de semana.
JornalEsemPlá: Tem alguma história divertida ou curiosa para contar a respeito de alguma prova ou texto de algum aluno ? Conte para nós.
Bianca: Bom, tenho uma história um pouco curiosa. Assim que comecei a corrigir as redações, a Fabiana me contou que os alunos achavam que eu não existia, imaginando que a própria Fabiana corrigia os textos. Achei isso muito engraçado! Bom, um dia, corrigindo as redações re-escritas – e, para isso, comparando as duas versões do aluno – tive dificuldade para me lembrar daquela redação e das minhas marcações. Li todo o texto original, antes de ver a re-escrita, e somente ao final percebi que aquela correção não era minha: era da Fabiana! No final das contas, até eu me confundi quanto à minha existência!
JornalEsemplá: Imaginava que os alunos ficariam tão curiosos ao seu respeito a ponto de você se tornar um mito ?
Bianca: Quanto ao mito, nunca iria imaginar essa reação! Logo eu, que tenho pesadelos com as reclamações que um aluno poderia fazer quanto às notas!
Essa brincadeira do mito mostra como meu trabalho foi valorizado pelos alunos e eu agradeço muito por esse reconhecimento. Aproveito para dizer que o empenho dos alunos do terceiro ano me estimula a pesquisar mais e a ser mais criteriosa... às vezes eu tenho a mão pesada, confesso, mas vocês têm muito potencial e é muito prazeroso contribuir para aprimorar cada talento! E todo esse trabalho só está sendo possível porque a Fabiana e o Fábio transformam as minhas anotações em grandes lições para cada turma.
Excelente!
ResponderExcluirA Bianca parece uma pessoa muito divertida!
Que legal!!! Que legal!!!!!
ResponderExcluirAss.: Christiana Leal
adorei :D
ResponderExcluirass.: Daffnin
é a numero 3 :D
ResponderExcluir