Inicio » , » João Cândido Portinari na Escola SESC

João Cândido Portinari na Escola SESC

Written By Jornal EsemPlá on quarta-feira, 5 de outubro de 2011 | 18:01

Filho de Cândido Portinari falou sobre o projeto Portinari e vida do pintor.

No dia 6 de setembro, terça-feira, ocorreu a hora cívica que antecedeu o dia da independência. O diretor substituto Antônio Viveiros fez a abertura, a comunidade escolar entoou o Hino Nacional e os alunos Luiza Nicco e Gustavo fizeram uma fala sobra independência, liberdade e patriotismo, seguidos pelo professor Gustavo Gavião, que apresentou uma breve exposição sobre patrimônio cultural. O momento contou com a presença de João Cândido Portinari, diretor do projeto Portinari e filho de Cândido Portinari, renomado pintor brasileiro que viveu entre 1903 e 1962. O ilustre visitando proferiu uma interessantíssima palestra sobre o Projeto Portinari e a vida do pintor. 

O Projeto Portinari vem, desde 1979, reunindo materiais, documentos e informações sobre as obras de Cândido Portinari, que somam mais de 5.400 desenhos, pinturas e gravuras, além de mais de 25.000 documentos relacionados. Recentemente, o projeto lançou o catálogo raisonné do pintor, com todas as suas 3.000 obras e informações como data, título e entre outras. O Projeto já recebeu diversos prêmios e João Cândido, ultimamente, trabalha no projeto Guerra e Paz, que preza levar os painéis monumentais de seu pai  - cujo endereço fixo é o hall principal da ONU - para diversos países além do Brasil. 

O palestrante, além da apresentação do projeto exibiu, uma linha cronológica da vida e obras do pintor, desde sua saída de Brodowski, uma pequena cidade no interior de São Paulo, de onde veio para o Rio de Janeiro procurando trabalho, com apenas suas tintas em mão. Essas tintas, que um dia pintariam os monumentais painéis de 14mx10m que enfeitam desde 1957 o hall da sede da ONU, na cidade americana de Nova York. João Candido preparou uma consistente apresentação da mais de 200 obras do pintor, seguindo uma ordem cronológica, desde Brodowski até Guerra e Paz. 

A palestra terminou com perguntas proferidas por alunos e professores, findando o momento com a fala da professora Inês, relembrando os inúmeros momentos emocionantes da palestra, assim como a diversidade presente na Escola SESC e todos os presentes finalizaram a hora cívica com a frase: “Eu sou Portinari, eu sou brasileiro”. 

Mateus Garcia Spindula e Isaac Duarte.

1 comentários: