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Aula Magna 2011

Written By Jornal EsemPlá on quarta-feira, 31 de agosto de 2011 | 07:31

Senador Cristóvam Buarque
proferindo a Aula Magna
No dia 5 de agosto, no teatro da Escola SESC de Ensino Médio, aconteceu a Aula Magna, evento anual que contou com as ilustres presenças do senador Cristóvam Buarque e do filósofo, sociólogo e antropólogo francês Edgar Morin. Cristóvam foi incumbido da missão de conduzir a Aula Magna. Com uma apresentação baseada no tema do ano da Escola SESC, intitulado “Viver o diverso, construir a unidade”, o senador associou diversos conceitos acerca da diversidade. Ainda aproveitou para lançar um desafio aos alunos.
 
Orquestra da Escola SESC executando
o Hino Nacional Brasileiro
Firmando-se no tema proposto, o senador abordou de uma forma própria esse assunto tão amplo e de tão grande discussão.Com argumentos elaborados, tentava mostrar que o errado não é a desigualdade, e sim a dessemelhança. Apesar do termo pouco comum, basta um bom dicionário para entender perfeitamente do que se trata. Segundo o Dicionário eletrônico Houaiss: 

substantivo feminino: condição do que é dessemelhante, diferente, distinto; desassemelhação, dissemelhança.

Assim sendo, não está errado, segundo ele, que uma pessoa tenha mais do que a outra, ou ainda, seja diferente da mesma. Está errado que não seja considerada a grande semelhança entre os mais pobres e os mais ricos; os de uma etnia ou de outra: a condição de ser humano. Uma das ilustrações utilizadas por Cristóvam foi a da escada da ascensão social. Nela, era exposta uma margem mínima e outra máxima de posicionamento social, de modo que, ao ser executada corretamente, não permite que alguém esteja muito abaixo ou muito acima de outrem, evitando a dita dessemelhança. 

Aluno João Victor
fazendo perguntas
Após todo um aprofundamento no tema, o senador mostrou, em suas palavras, “o seu real objetivo com a palestra”: desafiar os estudantes. Mudando o slide, Cristóvam falou aos alunos em relação ao RIO +20, evento que ocorrerá no Rio de Janeiro ano que vem, 20 anos depois da ECO 92, para debater os problemas mundiais da atualidade. Lançou então uma proposta ao grupo de jovens alunos: a de que elaborassem um documento direcionado aos chefes de estado que comparecerão ao evento. Neste documento, os alunos devem expressar seus principais questionamentos em relação à gestão global do planeta. Uma iniciativa que pode mudar o futuro de uma forma inimaginável momentos antes. O desafio foi prontamente aceito pela escola, encarregando o grupo da Jovem ONU para tal feito. Como auxílio prévio, o senador mostrou perguntas que devem ser alvo de reflexão dos alunos antes da elaboração do documento, cerca de uma centena delas. 

Edgar Morin respondendo
as perguntas dos alunos
Após o momento de exposição de ideias por parte do senador, foram feitas perguntas, tanto a Cristóvam Buarque, quanto a Edgar Morin, acerca de temas relacionados principalmente ao Meio Ambiente. 

Apesar da rápida participação na Aula Magna, respondendo a perguntas feitas pelos alunos, Edgar Morin foi um dos grandes destaques da semana, por ser uma das figuras mais importantes no campo da educação nos dias de hoje. Sua contribuição sobre o Pensamento do Sul tem inspirado pesquisadores de todo o mundo, como é possível observar a partir do evento internacional sediado pelo SESC sobre o tema.

Westerbly Cardoso

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