Merval Pereira em seu discurso de posse na ABL |
No dia 23 de Setembro de 2011, 20 alunos da Escola Sesc de Ensino Médio receberam o honroso convite feito pela Academia Brasileira de Letras (ABL) para participarem da posse do mais novo imortal. Ocupante da cadeira número 31 desta ilustre instituição, o jornalista Merval Pereira foi eleito no último dia 2 de junho, na sucessão de Moacyr Scliar, falecido em 27 de fevereiro de 2011. A solenidade de posse ocorreu no Salão Nobre do Petit Trianon.
Merval é comentarista da Globonews e da CBN e colunista de O Globo, onde entrou em 1968 como repórter-estagiário, tendo sido, entre outras funções, editor nacional, editor-chefe, diretor da sucursal de Brasília, diretor de redação e diretor executivo do Infoglobo. Além disso, foi diretor de jornalismo de mídia impressa e rádio das Organizações Globo. O atual imortal foi apresentado pelo presidente da academia, Marcos Vilaça, e então proferiu seu discurso. Após relatar alguns detalhes sobre cada um dos 7 ocupantes anteriores a ele na sucessão de sua cadeira, recebeu um colar das mãos do acadêmico Arnaldo Niskier; uma espada das mãos do acadêmico José Sarney e um diploma das mãos do acadêmico Cândido Mendes de Almeida. Todos os três símbolos que marcaram a solenidade.
O mais novo acadêmico foi a seguir homenageado por Eduardo Portella, cujas palavras não pouparam elogios a Merval e ao trabalho desenvolvido por ele.
A presença de personalidades marcantes no cenário atual, como João Roberto Marinho e José Serra, foi destacada ao final, juntamente com os representantes da Escola Sesc. Este prestígio se deve principalmente ao gosto pessoal de Vilaça pelo colégio, que certamente foi acentuado após a aliança estabelecida entre as duas instituições.
A cerimônia foi encerrada após a confraternização entre todos os presentes na ocasião durante o coquetel externo.
Letícia Carvalho
0 comentários:
Postar um comentário